quarta-feira, 23 de março de 2011

Da varanda de minha casa

Da varanda de minha casa, vê-se uma bela paisagem: as dunas do caldeirão, o rio Âncora e a sua foz, o parque, a ponte da praia (depois da linha do comboio), a marginal que acompanha o rio até à foz e também um campo de futebol.
A minha mãe diz que, antigamente, na parte das dunas (antigos caldeirões), era um espectáculo para aprender a nadar, só que hoje está cheio de junco! Em frente aos caldeirões, na outra margem do rio Âncora, vejo diariamente bandos de patos selvagens e garças, e até já foram vistas lontras. Ou seja, aquilo mantém-se um paraíso, excepto no Verão, época em que há muitas pessoas a navegar no rio e assustam qualquer animal!
O rio é muito engraçado: há alturas que é largo, grande, bate com a espuma na junqueira, ali perto dos caldeirões, quando a maré sobe e o mar anda revolto; outras vezes o rio parece que sumiu e fica só um fio no caudal, quando a maré está vaza…
E ainda vejo o parque, que ao domingo se enche com muitos meninos. Quando o tempo está bom, os pais fazem passeios, caminhadas, correm e andam de bicicleta com os filhos, porque há uma pista de ciclismo.
Há também um campo de futebol não muito grande, que se enche mais aos fins-de-semana, com os pais e filhos. No Verão é um pouco chato porque muitas vezes é meia-noite e ainda estão a jogar, e o meu quarto tem a varanda virada para esse sítio!
E para finalizar tenho a linha de comboio quase dentro da minha varanda, diferença de cinco metros, mas quando passa o comboio de mercadorias parece que me entra pelo quarto. De certeza que ninguém tem uma paisagem tão singular como a minha…
Mas é uma paisagem deveras lindíssima, onde, sem limites, a visão nos leva, ao fim da tarde, até ao pôr-do-sol, muitas das vezes magnífico… Se quiserem apreciar, venham vê-la.

Diogo Brás, 6.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

1 comentário:

  1. Sem dúvida que deves adorar estar na tua varanda, pois é espectacular, só pela graciosa maneira que a descreves...
    Muitos Parabéns!!

    ResponderEliminar