domingo, 4 de abril de 2010

Uma pérola na minha vida

Estava eu na praia, sentado, a olhar o mar e as suas belas ondas, quando de repente uma sereia apareceu.
– Estás ferida?! – perguntei eu preocupado.
A sereia só acenava com a cabeça, mas uma forte dor de cabeça levou-a a contar.
– Ah! Sim, estou ferida – dizia ela.
– O que é que tens? – perguntei.
– Vêm aí quatro caçadores de sereias – disse a sereia. – Eles cortaram-me um bocadinho da cauda. Leva-me para um local seguro.
E assim fiz; levei-a para a banheira do meu quarto. Certo dia, a sereia lembrou-se que, quando os caçadores a perseguiam, deixou cair o medalhão do rei Neptuno.
– Não te preocupes – dizia eu –, o meu tio “Di” tem um submarino que é como um rochedo de uma cordilheira.
– Submarino?! O que é isso? – perguntou ela espantada.
– É uma máquina que pode ir até ao fundo do mar – expliquei eu.
– Vamos lá então! – exclamou ela.
Nós recuperámos o medalhão, mas quando eu toquei nele aconteceu uma coisa terrível e inesperada… a sereia morreu. Antes de dar o último suspiro, ainda conseguiu sussurrar as seguintes palavras: “Dou-te esta pérola que será a tua lembrança de mim.”
Nós perdemos várias pessoas ao longo da vida, e a sua perda constitui sempre para nós uma enorme dor, mas é então que nos apercebemos o quanto elas foram importantes para nós e nos marcaram.

João Fão, 5.º B (E.B. Vila Praia de Âncora)

5 comentários:

  1. Pérola é esta composição. Tão deslumbrante....

    ResponderEliminar
  2. Para além dos objectos que guardamos das pessoas amadas que já nos deixaram, existe também a possibilidade de as invocarmos através da nossa MEMÓRIA. Cultivemos, pois, a MEMÓRIA!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente quando sentimos a perda é demasiado tarde!

    ResponderEliminar
  4. nossa que lindo isso foi de verdade por que euvi um filme que aconteceu a mesma coisa!!!

    ResponderEliminar
  5. isto tudo e lindo mas já aconteceu a muito tempo mas ainda existe eu vi mas não posso disser onde foi.

    ResponderEliminar