segunda-feira, 26 de abril de 2010

Se eu fosse nobre e vivesse na Idade Média

Na Idade Média, toda a população devia ao rei fidelidade, obediência e auxílio.
Eu, como nobre, tinha de estar preparado para combater ao serviço do meu rei e para proteger o meu reino, militarmente. Por isso, em altura de paz praticava a caça e a equitação, participava em justas e torneios, treinava a esgrima e realizava exercícios físicos. Tudo isto fazia de mim um guerreiro forte e imbatível. É claro que tinha tempo para tudo isto porque tinha uma vida privilegiada em relação ao outro grupo social, o povo.
O rei, em troca do meu trabalho militar, dava-me terras (e os seus rendimentos) para eu governar e, muitas vezes, era aí que eu habitava. Recebia os impostos do povo e não pagava impostos.
Eu vivia em castelos ou em grandes casas (paços). Tinha um salão enorme onde recebia os convidados para as festas. As paredes eram decoradas com tecidos e tapeçarias. É claro que, com as rendas que me eram pagas pelo povo, podia ter uma óptima alimentação, variada e abundante: carne, peixe e mariscos, acompanhados com pão e vinho e, no fim, sobremesas com mel… uma delícia! Estes banquetes contrastavam com a alimentação do povo, escassa e pouco variada. Mas era assim naquele tempo…
Nos tempos livres fazia corridas a cavalo, participava em torneios, caçava e também adorava as festas. Havia música, trovas e cantigas, dança, histórias de cavaleiros lendários de reinos distantes, saltimbancos e a comida era uma maravilha. Trajava-me a rigor, com a melhor roupa, e a minha esposa punha as suas jóias, importadas das mais importantes cidades europeias. Por vezes jogávamos xadrez. É um jogo de estratégia, composto por peças que representam a sociedade medieval (o rei, a rainha, o bispo, o cavalo, a torre e os peões), até na ordem da importância de cada peça.
Aquilo é que era viver feliz!

Diogo Brás, 5.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

2 comentários:

  1. este texto está tal e qual era naquele tempo muito bem Diogo

    ResponderEliminar
  2. O SIMPSON TEM RAZAO ESTÁ MUITO BEM FEITO....
    PARABÉNS DIOGO!!!

    ResponderEliminar