sexta-feira, 30 de abril de 2010

Se o João fosse nobre e vivesse na Idade Média

Se eu fosse um nobre lutaria ao lado do meu rei, prestaria auxílio militar e iria às suas cortes. Se lutasse bem e se o exército do rei vencesse a batalha, ele doar-me-ia um condado e ainda me daria a sua filha em casamento, se tivesse uma filha…
Seria dono de um castelo, o castelo Castelão que ficaria no meio da floresta Florentina. No salão daria grandes festas para as quais convidaria sempre o povo, o meu rei, o conde de Ourém (o Condestável Nuno Álvares Pereira), os senhores de Lanhoso e de Porto de Mós e mais um ou dois nobres. Ajudaria o povo sempre que ele precisasse. Baixaria os impostos e haveria protecção 24 horas por dia, construiria escolas públicas com sete salas coloridas. O refeitório teria boas condições, os pratos e os talheres seriam limpos todos os dias, a comida seria nutritiva e cheia de vitaminas.
Também construiria um mosteiro idêntico ao de Alcobaça. Proibiria a guerra no meu condado porque gostaria que o meu povo fosse pacífico.
E assim seria a minha vida de nobre.

João Fão, 5.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

2 comentários:

  1. PORQUE É QUE CONSTRUIRIAS UM MOSTEIRO IGUAL AO DO ALCOBAÇA??
    MAS ADOREI O TEXTO.

    ResponderEliminar
  2. Com certeza, seria para se fazer sepultar num mosteiro, como quase todos os reis da 1.ª dinastia. Teria ainda todos os monges desse mosteiro a rezar pela salvação da sua alma, o que era bom, para não ir para o Inferno (que deve ser um sítio muito mau...). Não que o João precisasse... parece-me que seria um excelente conde e que é uma excelente pessoa.

    ResponderEliminar