sexta-feira, 14 de maio de 2010

Se o Eduardo fosse nobre e vivesse na Idade Média

Numa manhã acordei num palácio… estava numa cama gigantesca e tinha um pijama rico e fino, parecia que estava na Idade Média… E estava mesmo! Estava no século XIII.
Levantei-me e tinha logo quatro pessoas a vestir-me. Comecei a gostar daquilo; era tudo chique e o melhor de tudo é que era da Nobreza e podia fazer tudo o que quisesse.
Decidi ir para a sala de jantar tomar o pequeno-almoço; estavam lá criadas para me servir. Quando acabei fui ver as corridas de cavalos e os meus vassalos a treinarem esgrima – foi um espectáculo extraordinário. Com tanta acção fiquei com fome e fui para o palácio almoçar. Estava tudo divinal e eu fiquei sem palavras; nunca tinha visto uma mesa como aquela e, além disso, estava tudo delicioso. Depois fui para a sala de estar e recebi alguns convidados. Eram gente rica e poderosa, mas no final entrou um camponês que me pediu para ir ver uma coisa. Quando chegámos ao local eu estava estupefacto, pois havia pessoas por toda a parte: alguns estavam a cultivar e a semear, mas estavam todos tristes, porque era a altura de pagar impostos e não havia nada para eles pagarem os impostos.
Foi então que tive uma ideia: reuni todas as pessoas para organizar um espectáculo de saltimbancos e, assim, se o rei gostasse, eles pagariam os seus impostos. E consegui mesmo! Aquilo foi um sucesso! O rei gostou tanto que pediu às pessoas que, quando chegasse a altura de pagar impostos, em vez de dinheiro e de comida, lhe fizessem um espectáculo de saltimbancos. E daí em diante assim foi: eles não tiveram de pagar mais impostos.
Também fui a um mosteiro de monges e dei-lhes todas as minhas propriedades. Por acaso sou eu que tenho mais propriedades no reino, até mais do que o rei! Em troca pedi-lhes que, depois de morrer, rezassem duas missas por minha alma, em perdão dos meus pecados, e que pedissem a Deus para eu ir para o Céu e não para o Inferno.

Eduardo Novo, 5.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

6 comentários:

  1. Adorei, é diferente e como reparei adoras escrever.

    ResponderEliminar
  2. Não percas essa admirável maneira de escrever e pensar, continua e abre a tua imaginação ao que sentes. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Este "Anónimo" fez um excelente comentário. Só é pena ser anónimo... Mas é um excelente conselho. Para o Eduardo e para todos os outros meninos e meninas que escrevem textos para este blogue.

    ResponderEliminar
  4. Eduardo realmente tens muita imaginação não pagar impostos e em vez disso fazer um espéctáculo de Saltimbancos Esxelente se fosse teu professor dava-tr nota máxima.

    ResponderEliminar
  5. Coração de sereia19 de maio de 2010 às 19:21

    Adoro este texto, pois realmente vale apena ver. Gosto de ler os teus textos.CONTINUA

    ResponderEliminar
  6. Gosto de te ver escrever está maravilhoso continua assim que vais ter um longo futuro pela tua vida...
    Quem sabe se até vais ser escritor?
    Pensa mo que te disse pois acho que vais ser famoso...

    ResponderEliminar