sexta-feira, 14 de maio de 2010

Se a Johanna fosse da Nobreza e vivesse na Idade Média

No século XII a população portuguesa estava repartida em três grupos: o Clero, a Nobreza e o Povo. Cada um tinha uma importância diferente: a Nobreza combatia e protegia o país, militarmente. Em troca recebia terras dos reis, que eram trabalhadas pelos camponeses. O povo trabalhava e pagava impostos ao rei, à Nobreza e ao Clero, que eram os donos das terras. O Clero rezava para proteger a população, dava apoio espiritual a todos os cristãos e dedicava-se ao ensino, à cópia de manuscritos e à assistência dos pobres, dos enfermos e dos peregrinos.
Eu vivi nesses tempos e fazia parte da Nobreza; por isso, a minha função era combater e proteger o meu país. Em troca pelos meus serviços, o rei doou-me terras que eram cultivadas por camponeses miseráveis que trabalhavam arduamente para comer e para conseguir pagar as rendas e os impostos.
Os camponeses que viviam e trabalhavam nas minhas terras comiam o que produziam: pão de centeio, legumes, toucinho e azeitonas. Bebiam vinho e leite de cabra. A alimentação era reduzida e pouco variada. Quando estes camponeses não produziam o suficiente para pagar as rendas e os impostos eram expulsos da terra ou reduzidos à servidão (uma forma de dependência próxima da escravatura).
Eu, como era nobre, morava num grande castelo e tinha muitos momentos de lazer: vestia os meus melhores vestidos e adornava-me com as melhores jóias e, depois, frequentava festas com música, dança, trovadores e saltimbancos. Nestas festas cantávamos, dançávamos e comíamos com fartura (carne, peixe e marisco em grandes quantidades, acompanhadas de pão e vinho; comíamos ainda queijo e doces feitos com mel). Por vezes, nas jantaradas que fazíamos com a família (linhagem) e amigos, jogávamos xadrez, cujas peças representam os vários grupos sociais.

Johanna dos Santos, 5.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

5 comentários:

  1. Este texto é muito interessante pois relata a vida das pessoas na Idade Média e tem muita informação que podemos adquirir, tu devias ser muito bonita e elegante pois pelas tuas descrições, parabens pelo teu trabalho continua a esforçarte para obteres os teus resultados, eu gostei muito e espero que quenm o ler tambem o ache doute novamente os meus parabens.

    ResponderEliminar
  2. Está fantástico, mas pensa bem se é roma é romano.

    ResponderEliminar
  3. Girassol, também acho que o texto está muito bom, mas não percebi essa de "Roma" e de "romano"... Explica melhor a tua ideia. O texto é sobre a Idade Média e a Johanna nunca fala de Roma, pois não?

    ResponderEliminar
  4. Não não fala em roma. Com (se é roma é romano) quis dizer que podia dar-lhe um toque mais profundo.

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que tens vários conhecimentos. Não os desperdices. Pelos vistos o teu professor de História e Geografia de Portugal ensina muito bem. Continua assim.

    ResponderEliminar