sexta-feira, 14 de maio de 2010

A madrepérola

Uma vez eu estava na praia mais linda de todo o planeta. Tinha várias rochas, umas brancas e brilhantes, outras cinzentas e bem polidas, grandes e pequenas, com conchas e sem conchas. O mar naquela praia tinha quatro cores: azul-turquesa, branco, azul-escuro e azul claro, todas espectaculares. A areia era sempre brilhante.
Numa tarde de sol radiante, ouvi um barulho; parecia que alguém estava a chorar. Segui aquele som, contornei uma rocha e… nem queria acreditar, era uma sereia, uma bela sereia com uma cauda laranja brilhante e os cabelos loiros e brilhantes como o Sol. Eu perguntei sem demora:
– Que fazes aqui?
– Vais-me magoar? – perguntou a sereia. – Eu não te vou fazer mal, só me aleijei.
– Não te vou fazer mal. Nem tenho medo de ti. Como te chamas? – perguntei eu.
– Chamo-me Ginesela, e tu? – perguntou ela.
Eu respondi:
– Chamo-me Cristiana. Que te aconteceu?
– Magoei-me no braço. Raspei-o numa rocha muito áspera e agora arde-me muito – disse ela.
– Não te preocupes – disse eu. – Vamos já tratar disso. Queres ser minha amiga?
– Sim! – respondeu ela de forma entusiástica.
Passadas três semanas, ela já estava recuperada, veio ter comigo e entregou-me algo. Eu segurei com cuidado e disse:
– Obrigada! É… é lindo!
Era uma concha com uma madrepérola dentro, brilhante.
É sempre bom ajudar os outros, não só pelas recompensas, mas também porque devolvemos mais um sorriso que ficará connosco para toda a vida.

Cristiana Lima, 5.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)

10 comentários:

  1. Este texto gala de uma menina que encontrou uma sereia magoada, eu acho que até aqui o texto esta óptimo pelas tuas descrições pela tua maneira de a ajudar, mas doute um concelho quando disseste que a ias ajudar podias dizer como o fizeste mas mesmo assim está um texto muito bonito, só não sei o que são madrepérolas.

    ResponderEliminar
  2. Está óptimo, adorei e Cristiana tens futuro....

    ResponderEliminar
  3. Madrepérolas são quando abres uma concha e tem dentro uma pé´rola isso e que Madrepérolas.

    ResponderEliminar
  4. Olha demolidor acho que vou seguir o teu concelho.

    ResponderEliminar
  5. Está criativo e interessante. Podes-me dar a tua Madrepérola sempre quis ter uma?

    ResponderEliminar
  6. Muito bem está perfecto, está lindicimo...Tens uma imaginação muito fertil.
    Adorei!

    ResponderEliminar
  7. este texto tá muito bom adorei e eu tambem acho que tens futuro continua a escrever e a ler com alma cristiana tens uma imaginaçao e digo-te mais este texto e um dos melhores.

    ResponderEliminar
  8. é um dos melhores para mim!

    ResponderEliminar