quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tristão e Isolda


Os Sabichões estão a ler o livro Tristão e Isolda e o filtro de Amor que os uniu, com ilustração de Alessandra Cimatoribus (2008), e entretanto tiveram também oportunidade de assistir à projecção do filme Tristão e Isolda, produzido em 2006 por Ridley Scott. Este realizador é também responsável por outros grandes filmes com um forte contexto histórico, como 1492 – A Conquista do Paraíso (1992), Gladiador (2000), Reino dos Céus (2005) e, recentemente, Robin Hood (2010).

Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha (Grã-Bretanha), e a princesa irlandesa Isolda. De origem medieval, a lenda foi contada e recontada em muitas e diferentes versões ao longo dos séculos. O mito de Tristão e Isolda tem origem em lendas que circulavam entre os povos celtas do norte da Europa, ganhando forma escrita na segunda metade do século XII. A história de Tristão e Isolda foi amplamente difundida por toda a Europa nos séculos seguintes (por vezes misturada com as lendas do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda), terá inspirado William Shakespeare a escrever Romeu e Julieta, no século XVI, e deu origem a uma famosa ópera de Richard Wagner, no século XIX.

Como sabem, o filme não tem gigantes, anões videntes e cães mágicos, não coloca Tristão a lutar frente a frente com um dragão, nem inclui o célebre episódio da cor das velas que ditou o destino de Tristão, mas termina com uma bonita frase dita por Tristão a Isolda: "Não sei se a morte é maior do que a vida, mas o amor é maior do que ambas".

Caros Sabichões, vamos lá dar uma opinião sobre o livro ou sobre o filme. Valeu a pena ou não? Para os mais audazes, sugiro ainda que leiam uma versão mais completa da obra, preparada por Laura Vasconcellos (da Guimarães Editores), cuja capa aqui apresento.

Para quem quiser rever um pouco do filme, deixo aqui o trailer:

15 comentários:

  1. Eu preferi o filme, tem mais ação, e adorei o final quando Tristao sai dos túneis romanos e os mata.E também quando o gigante, Morolt, morre. Foi pereciso muitos ataques para o matar.

    ResponderEliminar
  2. Eu digo-vos isto com a maior sinceridade do mundo eu adorei tanto o filme como o livro, mas achei mais interessante o filme, o filme tinha mais acção do que o livro, é verdade porque os livros são para nos levar a pensar mais, mas já nos filmes temos tudo frente pronto para nós e outras pessoas. Não digo isto com intenção de ofender realizadores, não porque eu adoro o trabalho deles é maravilhoso, principalmente quem fez Tristão e Isolda, eu nunca choro nos filmes e este levou-me a chorar foi maravilhoso como a magia da ficção nos pode comover. Sigam o meu conselho e leiam ou vejam o filme vão adorar tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  3. eu gostei muito deste filme na nossa biblioteca esta la o aconselho-vos a ver este belissimo filme

    ResponderEliminar
  4. Foi fantástico! Foi o melhor filme que eu já vi! Gostei mais do filme do que do livro, especialmente da parte em que o Tristão matou o Gigante Morolt… Espero voltar a vê-lo de novo.

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei mais do filme do que o livro de Alessandra Cimatoribus, porque me pareceu mais realista... Era feito com pessoas verdadeiras, reais. Também gostei muito do livro. Tem muitos detalhes interessantes que o filme não tem, e o filme tem também muitos detalhes interessantes que o livro não tem. O que eu recomendo é que leiam o livro e vejam o filme para depois comparar um com o outro. É uma história de amor muito romântica e muito interessante.

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ler o livro e de ver o filme. O amor do Tristão e de Isolda era um amor inseparável. Também gostei das lutas que Tristão fez.

    ResponderEliminar
  7. fantastica esta historia é um ispectaculo fala sobre o amor de dois namorados

    ResponderEliminar
  8. Eu adorei o filme! É mesmo amor! E também gostei da batalha; e queria que aparecesse o dragão no filme.

    ResponderEliminar
  9. Valeu apena ver um romance que porém até me pôs a chorar!! Sem duvida que o amei com todas as minhas forças o filme e aconselho a todas as pessoas que o vejam... Obrigada Professor!

    ResponderEliminar
  10. Este filme é um espectáculo.
    Gostei muito de o ver, aconselho-vos a vê-lo vão ver que não se vão arrepender.
    Obrigado professor por ter escolhido este filme para nós.

    ResponderEliminar
  11. Eu não vou mentir gostei mais do filme, porque ao ver o filme dá-nos mais curiosidade da história enquanto que no livro não dá assim tanta vontade! No livro gostei mais da parte em que o rei Marco coloca a espada entre Tristão e Isolda, mas no filme gostei mais da parte do fim! FOI MESMO UM FINAL MARAVILHOSO!
    Aconselho-vos a ler o livro e a ver o filme vai ser um momento que nunca irão esquecer!!!

    ResponderEliminar
  12. eu achei que os dois estavam muito bons,mas gostei mais do filme porque tem mais acção e também porque estavamos mais por dentro do filme

    ResponderEliminar
  13. Para falar a verdade eu gostei muito do filme, não é que não tenha gostado do livro mas, o filme é diferente tem mais acção. E para além disso acho que no filme os sentimentos passam mais cá para fora. Ainda bem que o professor escolheu este filme.

    ResponderEliminar
  14. Eu gostei tanto do filme como do livro.
    O amor é o essencial nas duas histórias.

    ResponderEliminar
  15. Foi divinal....
    Adorei, eu se fosse Isolda não deicharia Tristão por nada deste mundo...Adorei o filme.
    Tem acção e romantismo.

    ResponderEliminar