segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Artur e os Minimeus

Autor: Luc Besson
Editora: Edições ASA

Se gostas de aventuras, este livro é indicado para ti.
Este livro fala sobre um menino que vive com a sua avó num campo. Numa manhã, aconteceu algo que ninguém esperava. A avó do Artur vai ao jardim e chama por ele, só que ele não responde e ela, como é óbvio, ficou desesperada e começou a pensar onde é que o seu menino poderia estar. Ela pensou que ele talvez estivesse num lugar onde ninguém o incomodaria e onde pudesse estar à vontade.
Então ela pensou que poderia estar no quarto e subiu para o lado dos quartos, para o procurar, só que nem sinal dele… Entretanto ela olhou para o fim do corredor e viu uma placa a dizer “Proibida a entrada”. Apesar disso, ela resolveu entrar. Tratava-se de um sótão transformado numa espécie de laboratório. Num dos lados existia uma biblioteca cheia de livros antigos, e lá estava Artur, deitado no chão, a dormir, com uma mascara africana na sua cara e com o Alfredo, o cão, ao lado dele, a dar à cauda.
A avó não gostava que mexessem nas coisas do avô.
A avó acordou Artur lentamente e ele despertou pensando que ainda estava na sua viagem, em África, numa das tribos do seu avô. E começou a contar a história a avó, com todos os detalhes, como se a estivesse a viver naquele preciso momento, mas a avó, quebrando o seu entusiasmo, disse-lhe que ele tinha de ir as compras. Artur ainda pensou que se tinha livrado de tomar banho, mas não, nem isso…
Depois, quando chegaram a casa, os pais de Artur telefonaram-lhe a dizer que não podiam ir ter com ele, mas deram-lhe os parabéns, porque Artur fazia anos. De repente a avó aparece-lhe com um bolo de aniversário e começa a cantar-lhe aquela cantiga “Parabéns a você…”. Artur achou melhor abrir primeiro os presentes, antes de apagar as velas, e assim foi. Mas quando se preparava para apagar as velas uma corrente de ar apaga-as no preciso momento que Artur as ia apagar e, naquela escuridão, apareceu um homem com cerca de cinquenta anos e….
Bem, se quiseres saber o que aconteceu a seguir terás de ler o livro. Só te digo que o livro é muito fixe!

Soraia Gravato, 6.º B
(E.B. de Vila Praia de Âncora)

4 comentários: